terça-feira, 2 de junho de 2009

Meu portfólio...


A proposta de um portfólio eletrônico foi elaborada pelo Professor que leciona a disciplina Escola Espaço Político e Pedagógico Dr° Ivan Amaro. Inicialmente, não compreendi como seria realizada tal proposta, pois tenho consciência de que o meu contato com o computador e a Internet é ainda limitado e restrito. O maior objetivo neste é a construção de pensamentos e idéias através do registro das discussões em sala de aula, assim facilitando o processo de avaliação do professor e também a auto-avaliação feita por mim de acordo com os propósitos e descritores pré-definidos. Aqui tentarei colocar minhas reflexões, conexões com outros assuntos ou com conhecimentos já dantes adquiridos, de forma que possibilite ao leitor visitante clara compreensão daquilo que se foi trabalhado.
Segundo Villas Boas (2004), os princípios norteadores do portifólio são: a contrução/elaboração, reflexão, criatividade, auto-avaliação, pareceria e autonomia.
É a partir destes princípios que começo agora a contruir o meu portfólio.
"Cada portfólio é uma criação única porque o aluno seleciona as evidências de aprendizagem e inclui reflexões sobre o processo desenvolvido." (Braton e Collins, 1997, p.3)