domingo, 26 de julho de 2009

Avaliando o meu portfólio!

Inicialmente, assim como tinha comentado na primeira socialização, achei a proposta “o fim”. Desesperei-me, chorei, pensei em desistir da disciplina, enfim foi uma reação caótica! Mas como a gente não está na faculdade pra fazer somente aquilo que sabe, ao conversar com as colegas de turma, com meus pais, cheguei a conclusão de que seria um novo desafio, uma nova experiência, um algo que talvez pudesse me fazer crescer um pouco mais. Dito e feito!
Hoje estou aqui pra contar para os meus leitores que foi extraordinária essa jornada! Conheci alguém que elaborou e acreditou que seria possível esta proposta, o professor Ivan. Ele nos fez saber que o novo pode ser interessante, pode ser produtivo, que pode acontecer, basta que saiamos do comodismo da falta de auto-estima, da falta de acreditar no próprio potencial e façamos acontecer!
Claro, que tive algumas falhas quanto aos descritores de avaliação. A questão dos prazos algumas vezes por acúmulo de atividades da própria faculdade e externos, fizeram com que ocorressem atrasos sim. Quanto às construções textuais, me sentia muito pequena ainda, talvez não fossem como eu esperava isso me deixava angustiada. Porém de todas as falhas me vi crescer muito.
Consegui montar o blog, mesmo simples, ele existe e está aqui! É uma realidade e por menores que sejam as minhas produções, elas são minhas, isso é o que me surpreende! Amei colocar vídeos e imagens, textos reflexivos, músicas, na verdade me encantei com as possibilidades e recursos que tinha nas mãos. Acho até que fui muito individualista, escrevi muito para que eu entendesse, intuitivamente, mas claro busquei cumprir com o meu propósito específico, me permiti auto-avaliar e registrei aquilo que era relevante pra mim.
Nossa! Hoje vejo que cresci! Depois dessa experiência, fica um sentimento de que não existe nada que seja impossível dentro da faculdade. Até tenho idéia de aprimorar esse aprendizado em outras disciplinas como forma de guardar e construir uma ideologia, afinal, vem a monografia aí, e quando menos esperar é hora de escrever aquilo que ficou. E o blog, pode ser essencial nisso. Nele consigo elaborar com mais facilidade um pensamento.
Depois desta reflexão, não posso negar que foi um equívoco da minha parte pensar e sentir tanto desespero como relatei ao iniciar este texto. Faria tudo de novo! Penso que agora com mais confiança e mais resultados. Quanto ao item 4 dos propósitos gerais: “Vivenciar a avaliação formativa como princípio teórico/prático para o trabalho pedagógico do professor e dos graduandos de modo a propiciar uma atuação conjunta para promover as aprendizagens”, está mais do que comprovado que funciona e é “um tiro certeiro” para quem quer mostrar na prática aquilo que se aprende!
Interessante que a família da gente acaba entrando nas nossas dificuldades, minha mãe é exemplo disso. Ela também é pedagoga e gestora de uma escola, e por ver o resultado deste trabalho já pensou até em montar um blog para construir uma reflexão sobre o currículo na prática dentro da escola em que ela atua!
Esta é mais uma comprovação de que o Blog como procedimento de avaliação formativa, dá muito certo!

Satisfeita com a minha produção, dispeço-me dos meus leitores!
Por apenas algum tempo!
Daiani Cerqueira



E para não perder a prática... aí vai mais um dos vídeos que assisti...