sábado, 25 de julho de 2009

O currículo: produção dos professores!

Já deu para perceber que gosto muito de aprender a partir de uma reflexão, uma música, um vídeo, e este texto "O Currículo modelado pelos professores", me fez pensar muito naquilo que eu faria se tivesse a oportunidade de construir um currículo.

Suponho que diante de tudo o que vimos desde o princípio, não se pode negar a certa autonomia que todos os professores possuem, "ninguém" vai monitorar todo o período que este estará em contato com o aluno.

É preciso estar bem resolvido com seu próprio interior, para conseguir pensar no outro. Então, primeiro o eu preciso saber onde estou, pra que estou, o que eu tenho nas mãos para ser quem sou, e aí sim começar a pensar, independente das circunstâncias se boas ou ruins, as possibilidades de estímulo para que aconteça a aprendizagem e a formação em um ser!


Lendo este texto, pude me perceber:


Estar vivo é estar em conflito permanente,
produzindo dúvidas, certezas questionáveis.
Estar vivo é assumir a Educação do sonho do cotidiano.
Para permanecer vivo, educando a paixão,
desejos de vida e morte, é preciso educar o medo e a coragem.

Medo e coragem em ousar.
Medo e coragem em romper com o velho.
Medo e coragem em assumir a solidão de ser diferente.
Medo e coragem em construir o novo.
Medo e coragem em assumir a educação deste drama, cujos personagens
são nossos desejos de vida e morte.

Educar a paixão (de vida e morte) é lidar com esses dois ingredientes, cotidianamente,
através da nossa capacidade, força vital (que todo ser humano possui, uns mais,
outros menos, em outros anestesiada) e desejar, sonhar, imaginar, criar.

Somos sujeitos porque desejamos, sonhamos, imaginamos e criamos, na busca permanente
da alegria, da esperança, do fortalecimento da liberdade, de uma sociedade mais justa,
da felicidade a que todos temos direito.
Este é o drama de permanecermos vivos... fazendo Educação.

(Madalena Freire)



Para pensar... um pouco mais...